quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

O uso de tecnologias na educação sempre suscitou discussões e divergências entre os contras e os a favor à utilização desses aparatos na sala de aula. A verdade é que não se pode negar a grande importância em se adquirir habilidades e competências para administrar corretamente o uso dessas ferramentas de aprendizagem na sala de aula, pois é perceptível a necessidade de 'ser competitivo para sobreviver, o que somente se consegue a partir da capacidade do trabalhador em gerar inovações. Com as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, a exigência de novas qualificações surgiu. Uma vez que o trabalho manual tem cedido mais e mais lugar ao trabalho intelectual, exige-se da escolaridade formal que ela contribua para a qualificação adequada dos alunos, para que tenham novos tipos de conhecimento, capacidade de abstração, de resolver problemas na vida prática, novos comportamentos.'
A escola é o meio que oferece oportunidades de formação integral e atualizada ao homem, cabendo, portanto, a ela, empenhar-se para preparar seu aluno não somente para enfrentar os desafios tecnológicos impostos pelo mundo globalizado e/ou apto a competir profissionalmente, na sociedade. É importante que a escola desde cedo incuta no aluno a necessidade de ele usar as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento. Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.
Como fala Mehedff: ...hoje, pensar em um cidadão que não tenha a necessária participação tecnológica é pensar em um cidadão alienado e sem a possibilidade de entender em que sistema econômico ele está vivendo ou sobrevivendo.
Nesse contexto, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la. Para que isso ocorra, o professor tem que quebrar paradigmas e ver no uso da informática um suporte valiosíssimo para o sucesso do seu alunado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário